« Home | Deputadas defendem regime especial para 'gays' » | "Falar Claro": A actualidade em debate » | A (In)Tolerância » | Maioria dos habitantes de Oiã é contra a relação » | Portekizli lezbiyenler: Evlenmek hakkımız! » | Casamento, homossexualidade e... cinismo » | Casamento homossexual indeferido na Conservatória » | Dos lesbianas portuguesas denunciarán en Estrasbur... » | Women launch battle for gay marriage » | Casal de lésbicas já apresentou recurso » 

terça-feira, fevereiro 07, 2006 

JS apresenta ante-projecto para autorização do casamento entre homossexuais dia 15

A Juventude Socialista (JS) vai apresentar no próximo dia 15 um ante-projecto para que seja autorizado o casamento entre pessoas do mesmo sexo, avançou hoje o secretário-geral da JS, Pedro Nuno Santos.

Segundo Pedro Nuno Santos, a apresentação do ante-projecto mereceu o acordo de todos os membros JS com assento parlamentar, que estiveram hoje reunidos, após alguns dos jovens deputados terem criticado o momento escolhido pelo líder para anunciar a iniciativa sobre os casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

"Queremos que o ante-projecto seja um ponto de partida para um debate com o grupo parlamentar do PS e com a sociedade. Queremos lançar a discussão e envolver o partido. Não queremos fazer um número político, queremos vencer", declarou o dirigente socialista.

O secretário-geral da JS adiantou que a organização vai discutir o assunto na próxima reunião da sua Comissão Política Nacional, no sábado, organizar um seminário e ouvir organizações e especialistas em direito da família, entre os quais a associação ILGA Portugal, que será ouvida amanhã.

Pedro Nuno Santos frisou que a apresentação do ante-projecto da JS foi propositadamente marcada para a véspera da entrega no Parlamento de uma petição a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo organizada por aquela associação de direitos dos homossexuais, agendada para dia 16.

Além do envolvimento dos deputados do PS, a quem a subscrição do futuro diploma "não ficará fechada", o secretário-geral da JS apontou como outra preocupação "deixar claro que não há intenção de trazer para este debate a adopção de crianças por homossexuais".

Contactada pela Lusa, a deputada independente da bancada socialista Maria do Rosário Carneiro afirmou que, com a deputada Teresa Venda, apresentará um projecto de lei alternativo ao da JS e ao do Bloco de Esquerda, se houver um debate parlamentar sobre esta matéria.

As duas deputadas do Movimento Humanismo e Democracia (MHD) já têm "pensamento sobre esta matéria", expresso num projecto elaborado em 2001, quando o Parlamento discutiu "o regime jurídico das uniões de facto", que propõe "um contrato escrito e registado nas conservatórias de registo civil" entre os casais homossexuais.

"Temos que olhar com outros olhos para o nosso projecto, com olhos de hoje e não de 2001, e ver se cobre todos os interesses que entendemos que deve cobrir", sublinhou, porém, Maria do Rosário Carneiro, referindo que "colocam-se hoje questões que não se colocavam", como a dos direitos patrimoniais.

Questionado sobre esta solução alternativa à alteração do Código Civil para que o casamento seja alargado a pessoas do mesmo sexo, Pedro Nuno Santos respondeu que discorda, que "não é o ideal, mas não é de se rejeitar à partida" e enalteceu o facto de as duas deputadas do MHD "não se excluírem do debate".

Público

Objectivo

  • O objectivo deste blog é recolher toda a informação relativa ao casamento entre pessoas do mesmo sexo que vá sendo publicada nos principais meios de comunicação portugueses. E a informação publicada no estrangeiro sobre Portugal. Além de textos informativos também serão recolhidos textos de opinião positiva ao casamento homossexual. Este blog não tem qualquer finalidade comercial, no entanto se alguma entidade se sentir lesada ou não permitir a utilização de algum conteúdo constante neste sítio comunique-nos, por favor, através do nosso e-mail, que também deve ser usado para nos enviar qualquer sugestão, dúvida ou comentário. Obrigado.
Powered by Blogger
and Blogger Templates