« Home | E se ganhássemos todos? » | PS admite legislar casamento homossexual em 2007 » | Casamentos homossexuais debatidos na AR só em 2007... » | Casamento homossexual bloqueado até 2007 » | Proposta de legalização de casamentos homossexuais... » | JS reuniu-se com ILGA para debater casamento homos... » | Casamentos e seguros » | União de facto já é suficiente para obter um BI po... » | JS afasta adopção por homossexuais e adia proposta... » | JS apresenta ante-projecto para autorização do cas... » 

domingo, fevereiro 12, 2006 

Casamento "gay" já no próximo ano

O líder da Juventude Socialista (JS) admitiu ontem que o casamento entre homossexuais poderá ser aprovado pela Assembleia da República em 2007. "Para nós, essa é uma possibilidade", disse Pedro Nuno, à margem da reunião da Comissão Política da JS, que vai apresentar um projecto de lei na próxima quarta-feira.

O dirigente explicou que o assunto será levado à Assembleia da República depois de ultrapassada a questão da interrupção voluntária da gravidez, a qual pode levar a referendo no final deste ano.

O líder da JS disse estar convencido de que vai conquistar o PS e a sociedade para "acabar com a discriminação que há na lei" que proíbe o acesso ao casamento por pessoas "com uma orientação sexual diferente da da maioria".

"O PS deve estar sempre do lado do combate contra as discriminações, e vai estar também ao lado deste combate, com toda a certeza", declarou, reconhecendo que o partido "não tem posição sobre a matéria" e que existem "opiniões muito diversas".

"Não conseguimos perceber se é uma questão fracturante", ressalvou, para observar que a sociedade portuguesa "está mais do que preparada" para discutir a aceitar a igualdade entre portugueses, "independentemente da sua orientação sexual".

Segundo Pedro Nuno, o ante-projecto de lei que a JS vai apresentar preconiza "alterações cirúrgicas" do ponto de vista técnico-jurídico do Código Civil, mexendo apenas em três artigos e deixando de fora a questão da adopção. "Outros sectores querem baralhar trazendo a adopção, mas neste momento é apenas o casamento que está em causa", garantiu.

Jornal de Notícias

Objectivo

  • O objectivo deste blog é recolher toda a informação relativa ao casamento entre pessoas do mesmo sexo que vá sendo publicada nos principais meios de comunicação portugueses. E a informação publicada no estrangeiro sobre Portugal. Além de textos informativos também serão recolhidos textos de opinião positiva ao casamento homossexual. Este blog não tem qualquer finalidade comercial, no entanto se alguma entidade se sentir lesada ou não permitir a utilização de algum conteúdo constante neste sítio comunique-nos, por favor, através do nosso e-mail, que também deve ser usado para nos enviar qualquer sugestão, dúvida ou comentário. Obrigado.
Powered by Blogger
and Blogger Templates