« Home | Espanha: Juiz demite-se por recusar casar 'gays' » | Francisco Louçã apresenta manifesto pela igualdade... » | Casamentos 'gay' não são prioridade do PS » | Cartoon de Bandeira » | Casamento só para hétero é inconstitucional » | Desigualdade na Europa permite bigamia » | A lei como saída de um "mundo do faz-de-conta" » | Elton John estreia uniões do mesmo sexo em Inglate... » | "Casados de fresco" » | O enlace gay do ano » 

terça-feira, dezembro 27, 2005 

Igreja católica contra casamentos homossexuais

A igreja católica em Maputo insurgiu-se contra a recente legalização do casamento homossexual na Grã-Bretanha e em alguns países africanos, apelando aos crentes moçambicanos a «tudo fazerem para que esta prática imoral não chegue a Moçambique».

«Isto (casamento homossexual) é imoral e tudo devemos fazer para que esta prática não chegue a Moçambique. Nós não queremos pactuar com estas imoralidades que chocam as regras normais de convivência entre os homens», disse o arcebispo de Maputo, Francisco Chimoio, hoje citado em toda a imprensa da capital moçambicana. O apelo do arcebispo de Maputo, feito na homília do Dia de Natal, surge também a propósito da alegada degradação dos valores morais na sociedade moçambicana, severamente criticada pela igreja católica em Moçambique.

A constituição moçambicana, país laico, não admite vínculos homossexuais, prática que tem vindo a ganhar algum terreno, sobretudo na capital moçambicana, Maputo. O arcebispo criticou igualmente alguns progenitores que «incitam as suas filhas à prática da prostituição», acusando-os de contribuírem para a propagação da SIDA. «Muitas destas raparigas praticam tais actos (de prostituição) a mando dos próprios pais», denunciou o arcebispo. «Nós vemos nas estradas e em muitas casas da cidade raparigas de várias idades à espera de clientes para venderem o seu corpo a troco de dinheiro», lamentou o clérigo, exortando aos pais a travarem este mal que designou como «treva».

Francisco Chimoio acusou ainda a elite política moçambicana pelo elevado nível de corrupção que grassa as instituições públicas do país, mostrando-se desagradado com a crescente burocracia naqueles estabelecimentos estatais. «Muitas vezes verificamos longas filas nos serviços públicos, tudo por causa da burocracia que ainda emperra o sector público», referiu.

Expresso África

Objectivo

  • O objectivo deste blog é recolher toda a informação relativa ao casamento entre pessoas do mesmo sexo que vá sendo publicada nos principais meios de comunicação portugueses. E a informação publicada no estrangeiro sobre Portugal. Além de textos informativos também serão recolhidos textos de opinião positiva ao casamento homossexual. Este blog não tem qualquer finalidade comercial, no entanto se alguma entidade se sentir lesada ou não permitir a utilização de algum conteúdo constante neste sítio comunique-nos, por favor, através do nosso e-mail, que também deve ser usado para nos enviar qualquer sugestão, dúvida ou comentário. Obrigado.
Powered by Blogger
and Blogger Templates