« Home | Bill Clinton felicita Elton John pelo casamento » | Debates das Presidenciais 2006: casamento homossex... » | O nosso amor é sagrado » | Debate entre Francisco Louçã e Jerónimo de Sousa » | George Michael dá o nó » | ILGA - Pelo direito ao casamento para todos » | E se em Portugal duas pessoas do mesmo sexo pudess... » | Clivagem ideológica em debate animado » | Estado deve apoiar os casais inférteis » | A luta pelo casamento » 

segunda-feira, dezembro 19, 2005 

Casamento entre homossexuais permitido a partir de hoje no Reino Unido

O Reino Unido é o quinto país do mundo a autorizar o casamento homossexual, juntamente com a Holanda, a Bélgica, a Espanha e o Canadá

O casamento entre homossexuais torna-se hoje uma realidade no Reino Unido, com as primeiras uniões gay a acontecerem na Irlanda do Norte. A partir de amanhã, serão possíveis na Escócia e a partir de quarta-feira na Inglaterra.

O casamento do rei da pop britânica Elton John, de 58 anos, com o seu companheiro canadiano, David Furnish, de 42 anos, vai acontecer no primeiro dia em que as uniões são permitidas na Inglaterra. O casal escolheu a pequena casa real de Windsor, na zona oeste de Londres, para oficializar a sua longa ligação.

Elton John escolheu casar-se no mesmo edifício onde teve lugar o matrimónio entre o príncipe Carlos e Camilla, a 9 de Abril, refere a AFP. Para a gigantesca festa estão previstos 700 convidados - um deles é o cantor George Michael, que deverá casar-se com o seu companheiro em Junho de 2006.

Só em Inglaterra e no País de Gales estão previstos 687 casamentos homossexuais na quarta-feira. Uma boa parte deverá ter lugar no bairro londrino de Westminster, onde fica localizado o Soho, o coração gay de Londres, assim como em Brighton (Sul de Inglaterra), a capital homossexual do país, com 40 mil homossexuais numa população total de 161 mil habitantes.

Segundo as previsões oficiais, estima-se que cerca de 22 mil pessoas venham a celebrar casamentos entre membros do mesmo sexo no Reino Unido, até 2010. A lei entrou em vigor a 5 de Dezembro.

O Reino Unido é o quinto país do mundo a autorizar o casamento homossexual, juntamente com a Holanda, a Bélgica, a Espanha e o Canadá. A lei permite aos membros do casal direitos semelhantes aos casais homossexuais - por exemplo, direito a receber a reforma do seu companheiro, caso este morra, e a herdar o alojamento comum.

Público

Objectivo

  • O objectivo deste blog é recolher toda a informação relativa ao casamento entre pessoas do mesmo sexo que vá sendo publicada nos principais meios de comunicação portugueses. E a informação publicada no estrangeiro sobre Portugal. Além de textos informativos também serão recolhidos textos de opinião positiva ao casamento homossexual. Este blog não tem qualquer finalidade comercial, no entanto se alguma entidade se sentir lesada ou não permitir a utilização de algum conteúdo constante neste sítio comunique-nos, por favor, através do nosso e-mail, que também deve ser usado para nos enviar qualquer sugestão, dúvida ou comentário. Obrigado.
Powered by Blogger
and Blogger Templates