« Home | Pelo mundo » | Gays defendem western » | Roger e Percy vão finalmente deixar de ser solteir... » | Cerimónias religiosas são excepção » | Reino Unido legaliza uniões homossexuais » | Londres legaliza casamentos homossexuais » | Gay americano casa em Londres » | Soares aceita casamento gay » | ILGA quer ouvir os candidatos » | ILGA quer que candidatos a Belém se manifestem sob... » 

quarta-feira, dezembro 07, 2005 

450 casamentos em cinco meses


Homens casam mais

Por João Drago, Madrid

O direito a contrair matrimónio por casais do mesmo sexo é reconhecido pelo Código Civil espanhol desde o passado dia 3 de Julho. A controversa legislação, consumada pelo Governo socialista de José Luiz Rodriguez Zapatero (com o apoio de mais de metade da população espanhola), é considerada uma das mais avançadas do Mundo em matéria de direitos civis, uma vez que prevê a possibilidade de adopção e não deixa margem sequer para qualquer distinção entre casais hetero e homossexuais.

Sob fortes protestos da direita espanhola e a clara oposição da Igreja Católica, a lei entrou em vigor, em pleno Verão, com pontuais incidentes de percurso, como a recusa de um ou outro funcionário notarial, menos esclarecido ou assumido opositor à nova conjuntura legal, em celebrar os primeiros casamentos gays.

Por outro lado, o Tribunal Constitucional decidiu, recentemente, admitir um recurso apresentado pelo principal partido da oposição (PP) contra a legislação em questão, sob o argumento de que a mesma "desnaturaliza a instituição básica do casamento".

Certo é que, cinco meses volvidos desde a respectiva aprovação, a lei que regula os casamentos homossexuais em Espanha é assumida como um dado adquirido. A prová-lo estão os cerca de 450 matrimónios entre pessoas do mesmo sexo que se calculam no período entre Julho e Novembro.

Os dados informáticos da Direcção Geral de Registos e Notariado registam apenas 148 casamentos, mas fonte deste organismo ressalva que em Espanha muitos registos não estão informatizados, pelo que este número corresponde apenas a um terço do total. Tudo indica, portanto, que o número de casamentos homossexuais celebrados até ao momento se aproxima das cinco centenas, na sua maioria (78 por cento) entre homens.

Jornal de Notícias

Objectivo

  • O objectivo deste blog é recolher toda a informação relativa ao casamento entre pessoas do mesmo sexo que vá sendo publicada nos principais meios de comunicação portugueses. E a informação publicada no estrangeiro sobre Portugal. Além de textos informativos também serão recolhidos textos de opinião positiva ao casamento homossexual. Este blog não tem qualquer finalidade comercial, no entanto se alguma entidade se sentir lesada ou não permitir a utilização de algum conteúdo constante neste sítio comunique-nos, por favor, através do nosso e-mail, que também deve ser usado para nos enviar qualquer sugestão, dúvida ou comentário. Obrigado.
Powered by Blogger
and Blogger Templates