« Home | Rainhas à sombra de almodóvar » | Homossexuais já podem casar » | Congresso espanhol aprova casamentos gay » | Casamentos 'gay' aprovados em Espanha » | Parlamento espanhol aprova casamento homossexual » | Espanha não casa gays portugueses » | Duas pessoas feridas em desfile anual de homossexu... » | Espanha aprova casamentos homossexuais » | Espanha legaliza casamento entre pessoas do mesmo ... » | Recolhidas 600.000 assinaturas contra casamento en... » 

sábado, julho 02, 2005 

Dezenas de milhares participaram na marcha do "Orgulho Gay" em Madrid

Dezenas de milhares de pessoas participaram hoje na marcha do "Orgulho Gay" de Madrid, que este ano celebrou a adopção, quinta-feira, de uma lei que autoriza o casamento homossexual e a adopção de crianças por casais do mesmo sexo.

"Progredimos, é agora a vez dos transsexuais", lia-se na faixa que abria a marcha, na qual participaram personalidades do mundo político e cultural, como a actriz Pilar Bardem, mãe do actor Javier Bardem, a ministra da Cultura, Cármen Calvo, e a secretária de Estado da Cooperação, Leire Pajín.

O coordenador geral da coligação Esquerda Unida, Gaspar Llamazares, também marcou presença na parada que começou pelas 18:00 (17:00 em Lisboa) com fogo-de-artifício e orquestras tocando em alguns dos 20 carros do cortejo.

"Celebramos hoje com alegria os avanços nos direitos dos homossexuais e vamos prosseguir as nossas reivindicações para obter as reivindicações da comunidade transsexual e lutar contra a homofobia", declarou Llamazares à imprensa.

"O que se passa hoje é um reflexo da Espanha actual, a do século XXI. É uma manifestação de alegria. Perante a Espanha a preto e branco, nós afirmamos a Espanha do arco-íris. Representamos a verdadeira Espanha", declarou, por sua vez, a presidente da Federação Nacional das Lésbicas, Gays e Transsexuais.

Os participantes, brandindo bandeiras com as cores do arco-íris, símbolo do movimento gay, empunhavam cartazes em que se podia ler "Sim à Igualdade" e "O que é indecente é marginalizar", numa referência aos opositores à lei sobre o casamento homossexual.

Hoje de manhã, cerca de 50 pessoas reuniram-se junto do monumento à Constituição, em Madrid, respondendo a um apelo do Fórum Espanhol para a Família (FEF) para reiterar a sua oposição à lei e exigir a realização de um referendo sobre a questão.

O desfile do "Orgulho Gay" realizou-se no dia da publicação da lei no jornal oficial, a última etapa antes da sua entrada em vigor no domingo.

Notícia RTP.

Objectivo

  • O objectivo deste blog é recolher toda a informação relativa ao casamento entre pessoas do mesmo sexo que vá sendo publicada nos principais meios de comunicação portugueses. E a informação publicada no estrangeiro sobre Portugal. Além de textos informativos também serão recolhidos textos de opinião positiva ao casamento homossexual. Este blog não tem qualquer finalidade comercial, no entanto se alguma entidade se sentir lesada ou não permitir a utilização de algum conteúdo constante neste sítio comunique-nos, por favor, através do nosso e-mail, que também deve ser usado para nos enviar qualquer sugestão, dúvida ou comentário. Obrigado.
Powered by Blogger
and Blogger Templates