« Home | Maioria favorável a uniões "gay" » | Cardeal português diz que adopção por homossexuais... » | Há muita homossexualidade «camuflada» na Região » | Homossexuais acorrem às conservatórias » | Espanha: Conservatórias recebem gays » | Sá da Bandeira transformado em palco pela igualdad... » | Orgulho homossexual no Porto continua entre quatro... » | Llamazares na marcha Gay » | A melhor estratégia » | Dezenas de milhares participaram na marcha do "Org... » 

segunda-feira, julho 11, 2005 

Casamento 'gay' tem aprovação de espanhóis


Resultados. 42% dos católicos manifestaram-se a favor da medida

Por Roberto Esteves

Os espanhóis declararam-se maioritariamente favoráveis ao casamento homossexual, mas mostram-se reservados em relação à adopção por estes casais. Esta é a conclusão de uma sondagem encomendada pelo jornal conservador ABC, publicada na edição de ontem.

De acordo com os resultados obtidos, um em cada seis cidadãos espanhóis - 62% dos inquiridos - manifestou-se 'bastante favorável' à aprovação do matrimónio entre pessoas do mesmo sexo, contra 25% - um em cada quatro espanhóis - que se definem como 'pouco ou nada favoráveis'. Doze por cento optou por responder que 'não sabe ou não responde'. Quando o assunto passa para a adopção de crianças, as opiniões divergem 42% está de acordo com a adopção de crianças por casais homossexuais, mas 50% não concorda.

A sondagem revela ainda que 42% dos católicos aprovam esta lei, um número significativo se se tiver em conta que só 45 % se revelou contra.

Quando os resultados são analisados relativamente à idade, conclui-se que são os mais jovens que aceitam o alargamento da lei do matrimónio a casais do mesmo sexo. Oito em cada dez pessoas com idades entre os 18 e os 34 anos disse que a lei é 'positiva'.

A sondagem passa ainda a mensagem de que a aceitação da nova lei teve a seu favor o tempo que levou a sua discussão - cerca de um ano -, permitindo uma habituação social, por parte dos cidadãos, ao tema. No entanto, a sociedade espanhola ainda não está convencida de todo e quando questionada em relação à 'adopção', as respostas deixam bem claro que não há um critério unânime, 50% dos inquiridos ainda não vê 'com bons olhos' a adopção de crianças por estes casais. O inquérito realizou-se entre 1 e 6 de Julho, antes da manifestação convocada pelo Foro da família contra a lei já aprovada.

A nova legislação que autoriza o casamento entre pessoas do mesmo sexo e que permite aos casais homossexuais adoptar crianças, entrou em vigor a 4 de Julho, após a aprovação pelo Parlamento. Espanha passou assim a partir desse dia, e depois da Holanda, Bélgica e Canadá, a ser o quarto país do mundo a permitir o casamento entre casais do mesmo sexo. Os primeiros casamentos deverão estar aprovados no fim deste mês ou no início do mês de Agosto.

Em Portugal, as associações que defendem, a igualdade entre homossexuais e heterossexuais continuam a lutar pela aprovação do casamento civil.

Publicado no Diário de Notícias.

Objectivo

  • O objectivo deste blog é recolher toda a informação relativa ao casamento entre pessoas do mesmo sexo que vá sendo publicada nos principais meios de comunicação portugueses. E a informação publicada no estrangeiro sobre Portugal. Além de textos informativos também serão recolhidos textos de opinião positiva ao casamento homossexual. Este blog não tem qualquer finalidade comercial, no entanto se alguma entidade se sentir lesada ou não permitir a utilização de algum conteúdo constante neste sítio comunique-nos, por favor, através do nosso e-mail, que também deve ser usado para nos enviar qualquer sugestão, dúvida ou comentário. Obrigado.
Powered by Blogger
and Blogger Templates