« Home | Papa condena uniões gay » | Referendo: Suíça aprova Shengen » | Paris: Gays acusam Papa de ser homofóbico » | Suíça Referendo avalia uniões 'gay' » | Corpos de bebés "em lixeiras" » | Boda gay em programa infantil suscita controvérsia... » | El País Retirado encarte 'homofóbico' » | A síndrome de Viseu » | "Rosto 'gay' do PSOE" » | "Maricón" em Guadarrama » 

quinta-feira, junho 09, 2005 

Vereador António Abreu defende casais homossexuais nos casamentos de Sto. António

A tradição dos casamentos de Santo António foi retomada em 1997

O vereador comunista da Câmara de Lisboa António Abreu vê com bons olhos que os tradicionais casamentos de Sto. António integrem num futuro próximo casais homossexuais.

Questionado sobre se gostaria de ver casamentos entre pessoas do mesmo sexo naquele evento, António Abreu sublinhou que "é nesse sentido que se deve ir". "A iniciativa deve ir no sentido de contemplar a maior diversidade de relações entre as pessoas", disse o vereador à agência Lusa. Para que tal seja possível, a legislação em vigor tem de mudar.

"É uma questão dos dias de hoje que os órgãos deliberativos têm de encarar e resolver", afirmou o autarca, que integrou o executivo municipal liderado pelo socialista João Soares, responsável pelo retomar da tradição dos casamentos de Sto. António, em 1997.

Para o vereador comunista, uma solução legal que permita casamentos entre pessoas do mesmo sexo deve ser discutida "no mais curto espaço de tempo, à semelhança do que se tem vindo a passar noutros países".

Os casamentos de Sto. António foram criados em 1958 por iniciativa do jornal "Diário Popular" e foram suspensos com o 25 de Abril de 1974, quando eram, de acordo com António Abreu, "uma bandeira propagandística do salazarismo". O vereador explicou que inverter esta imagem foi uma das condições para retomar do evento.

António Abreu frisa que hoje a iniciativa é "um gesto de simpatia da Câmara para com jovens, numa altura importante das suas vidas", que se traduz "num momento de festa".

Publicado no Público.

Objectivo

  • O objectivo deste blog é recolher toda a informação relativa ao casamento entre pessoas do mesmo sexo que vá sendo publicada nos principais meios de comunicação portugueses. E a informação publicada no estrangeiro sobre Portugal. Além de textos informativos também serão recolhidos textos de opinião positiva ao casamento homossexual. Este blog não tem qualquer finalidade comercial, no entanto se alguma entidade se sentir lesada ou não permitir a utilização de algum conteúdo constante neste sítio comunique-nos, por favor, através do nosso e-mail, que também deve ser usado para nos enviar qualquer sugestão, dúvida ou comentário. Obrigado.
Powered by Blogger
and Blogger Templates