« Home | Casamentos homossexuais voltam ao Congresso » | Canadá abre caminho à legalização de casamentos ho... » | Câmara dos Comuns de Otava aprova casamento homoss... » | Canadá vota a favor de casamentos gay » | Orgulho homossexual marcha por reivindicações polí... » | Orgulho e preconceito » | Direito ao casamento exigido por centenas de pesso... » | Marcha "Orgulho Gay" em Lisboa pelos casamentos de... » | O amor nunca é errado » | Heterossexuais apoiaram marcha gay » 

quinta-feira, junho 30, 2005 

Recolhidas 600.000 assinaturas contra casamento entre homossexuais

O Fórum Espanhol da Família (FEF) anunciou hoje ter recolhido 600.000 assinaturas contra o casamento homossexual em Espanha, na véspera de o projecto-lei que o permite voltar ao Parlamento, que o deverá aprovar definitivamente.

Outros grupos que se opõem à legalização do casamento homossexual tinham já recolhido meio milhão de assinaturas contra este projecto de lei, aprovado em Abril pelos deputados e que deverá ser definitivamente aprovado quinta-feira, depois de voltar pela última vez ao Congresso espanhol.

A Espanha, onde vivem quatro milhões de homossexuais, segundo associações, torna-se o terceiro país na Europa a legalizar o casamento homossexual, depois da Holanda e da Bélgica. O Canadá reconhece igualmente desde terça-feira o casamento gay.

A medida, aprovada por uma maioria de espanhóis, mas severamente criticada pela Igreja católica, era uma promessa eleitoral do primeiro-ministro, José Luís Rodriguez Zapatero, e foi aprovada pelo executivo em Outubro de 2004, alguns meses depois da tomada de posse.

O projecto-lei reconhece todos os direitos aos homossexuais para receber pensões, administrar heranças, pedir empréstimos, autorizar intervenções cirúrgicas para o cônjuge e pedir a adopção de uma criança.

Para isso, são modificados 14 artigos do Código civil, onde os termos "homem e mulher" ou "pai e mãe" são substituídos por "cônjuges" ou "pais".

A vontade do Governo em concretizar esta reforma e fazê-la entrar em vigor este ano tem sido inabalável, apesar das "condenações" da Igreja católica e dos sectores mais conservadores da sociedade espanhola.

Notícia RTP.

Objectivo

  • O objectivo deste blog é recolher toda a informação relativa ao casamento entre pessoas do mesmo sexo que vá sendo publicada nos principais meios de comunicação portugueses. E a informação publicada no estrangeiro sobre Portugal. Além de textos informativos também serão recolhidos textos de opinião positiva ao casamento homossexual. Este blog não tem qualquer finalidade comercial, no entanto se alguma entidade se sentir lesada ou não permitir a utilização de algum conteúdo constante neste sítio comunique-nos, por favor, através do nosso e-mail, que também deve ser usado para nos enviar qualquer sugestão, dúvida ou comentário. Obrigado.
Powered by Blogger
and Blogger Templates