« Home | Orgulho gay: marcha em Lisboa pelos casamentos de ... » | Des "Marches des fiertés" à Berlin, Athènes, Lisbo... » | Reclaman en Lisboa fin de la homofobia » | Orgulho de ser gay » | Madrinhos de dia gay » | Homossexuais e lésbicas lutam por casamento civil » | Portugal - Los homosexuales portugueses pedirán el... » | Pelo direito ao casamento civil » | Homossexuais vão marchar sábado pelo casamento civ... » | Dia do Orgulho Gay: Associação defende criação de ... » 

sábado, junho 25, 2005 

Orgulho Gay: centenas de pessoas desfilaram em Lisboa contra a homofobia

Manifestantes exigiram autorização de casamento entre homossexuais

march05lx.jpg
No desfile foi lido um manifesto a exigir medidas de luta contra os preconceitos homofóbicos e o fim das discriminações legais

Centenas de pessoas desfilaram esta tarde pela Avenida da Liberdade, em Lisboa, no âmbito da marcha do orgulho lésbico, gay, bissexual e transgénero (LGBT). Durante a manifestação, foi exigida a autorização do casamento civil entre homossexuais e condenada a homofobia.

“Direitos iguais para todos, nem mais nem menos”, “Como em Espanha, exigimos o amor livre e igualitário”. Estas foram algumas das frases escolhidas para os cartazes empunhados pelos manifestantes, que acompanhados por bandeiras multicolores apelaram ao respeito pela Constituição, que interdita toda a discriminação fundada sobre a orientação sexual.

Segundo Paulo Corte-Real, da associação ILGA Portugal, o não reconhecimento do casamento civil entre homossexuais “viola a Constituição”, sendo exigidos “os mesmo direitos e deveres” que os casais heterossexuais. O casamento entre pessoas do mesmo sexo com direito, sem restrições, à adopção deverá ser adoptado esta quinta-feira pelo Parlamento espanhol.

No desfile de hoje foram ainda contestados os actos homofóbicos em Portugal, tendo como exemplo um caso em Viseu, onde um grupo de jovens é acusado de atacar homossexuais nos locais onde estes habitualmente se reúnem.

Para Paulo Corte-Real, desde que foram denunciados estes incidentes “houve uma tomada de consciência na sociedade da gravidade do problema da homofobia”. “É um problema social e não o de uma minoria, como todas as outras formas de exclusão”, continuou.

Antes do desfile desta tarde foi lido um manifesto a exigir ao Governo “medidas concretas de luta contra os preconceitos homofóbicos e o fim das discriminações legais”. “Enquanto o casamento civil não for autorizado aos casais do mesmo sexo, o Estado reforça e glorifica a homofobia”, sustenta o documento.

Publicado no Público.

Objectivo

  • O objectivo deste blog é recolher toda a informação relativa ao casamento entre pessoas do mesmo sexo que vá sendo publicada nos principais meios de comunicação portugueses. E a informação publicada no estrangeiro sobre Portugal. Além de textos informativos também serão recolhidos textos de opinião positiva ao casamento homossexual. Este blog não tem qualquer finalidade comercial, no entanto se alguma entidade se sentir lesada ou não permitir a utilização de algum conteúdo constante neste sítio comunique-nos, por favor, através do nosso e-mail, que também deve ser usado para nos enviar qualquer sugestão, dúvida ou comentário. Obrigado.
Powered by Blogger
and Blogger Templates