« Home | Orgulho homossexual marcha por reivindicações polí... » | Orgulho e preconceito » | Direito ao casamento exigido por centenas de pesso... » | Marcha "Orgulho Gay" em Lisboa pelos casamentos de... » | O amor nunca é errado » | Heterossexuais apoiaram marcha gay » | El modelo español extiende la demanda de matrimoni... » | Centenas manifestam-se contra a homofobia » | Orgulho Gay: centenas de pessoas desfilaram em Lis... » | Orgulho gay: marcha em Lisboa pelos casamentos de ... » 

quarta-feira, junho 29, 2005 

Canadá vota a favor de casamentos gay

Na câmara baixa do Parlamento

A câmara baixa do Parlamento do Canadá aprovou a lei que legaliza os casamentos entre homossexuais em todo o país, apesar da oposição das forças políticas mais conservadoras e grupos religiosos, que têm desenvolvido campanha contra esta decisão.

Contando com 158 votos a favor e 133 contra, a nova lei define que o matrimónio é a união de duas pessoas sem importar o seu género. O Canadá tornou-se assim no terceiro país a permitir os casamentos ‘gay’ depois da Bélgica e Holanda.

Após esta aprovação, a lei C-38 vai agora a votação no Senado, a câmara alta do Parlamento dominada pelos liberais, após o que será ratificada pela governadora geral do país, trâmites considerados quase protocolares. Os casamentos ‘gay’ eram já permitidos em muitas províncias canadianas, mas não em todo o país.

Durante a votação na câmara baixa, quase todos os representantes do Partido Conservador e cerca de trinta elementos do Partido Liberal, no poder, opuseram-se ao projecto, defendendo que o Governo tinha outras opções para garantir a igualdade perante a lei dos casais homossexuais, sem ter necessidade de modificar a instituição do casamento.

Ainda antes da votação, o líder dos conservadores, Stephen Harper, afirmou que, no caso do seu partido alcançar o poder, a lei será revista. Lei que contou com o apoio do Bloco do Quebeque, no poder, dos sociais-democratas do NDP e pouco menos de uma centena de deputados liberais.

Recorde-se que a Espanha poderá vir também a aprovar as uniões de pessoas do mesmo sexo. Em Abril passado, o Congresso dos Deputados, câmara baixa do Parlamento espanhol, aprovou a alteração do Código Civil com vista à legalização do casamento entre homossexuais, cumprindo assim uma promessa eleitoral do primeiro-ministro socialista José Luiz Zapatero.

Publicado no Correio da Manhã.

Objectivo

  • O objectivo deste blog é recolher toda a informação relativa ao casamento entre pessoas do mesmo sexo que vá sendo publicada nos principais meios de comunicação portugueses. E a informação publicada no estrangeiro sobre Portugal. Além de textos informativos também serão recolhidos textos de opinião positiva ao casamento homossexual. Este blog não tem qualquer finalidade comercial, no entanto se alguma entidade se sentir lesada ou não permitir a utilização de algum conteúdo constante neste sítio comunique-nos, por favor, através do nosso e-mail, que também deve ser usado para nos enviar qualquer sugestão, dúvida ou comentário. Obrigado.
Powered by Blogger
and Blogger Templates