« Home | Homossexuais já podem casar e adoptar crianças » | Espanha aprova casamento entre homossexuais » | Congresso espanhol aprova casamento entre homossex... » | IRS discrimina gays » | Pelo menos uma vez... » | Catalunha aprova adopção de crianças por casais ho... » | Tribunal de São Francisco declara inconstitucional... » | Juiz apoia união de homossexuais » | Espanhóis continuam a preferir Zapatero após um an... » | BE defende casamento gay » 

sexta-feira, abril 22, 2005 

Vaticano apela à objecção de consciência contra casamentos homossexuais

A nova lei espanhola foi ontem aprovada pelo Parlamento

O Vaticano instou os notários cristãos a invocar objecção de consciência para recusar a realização de matrimónios homossexuais, em reacção à legalização de casamentos entre pessoas do mesmo sexo em Espanha.

O prefeito do Conselho para a Família, o cardeal colombiano Alfonso López Trujillo, lançou hoje este apelo nas páginas do diário italiano "Corriere della Sera".

Na opinião do cardeal, a lei espanhola aprovada ontem resulta de "uma estranha ideia da modernidade" e é uma imposição "injusta" aos funcionários cristãos que tenham essa responsabilidade. "Por isso, a Igreja apela com urgência aos empregados municipais encarregados de celebrar tais bodas que se refugiem na objecção de consciência, mesmo se por isso perderem o seu emprego", diz.

O cardeal colombiano apela a todos os cristãos - e em particular aos funcionários dos registos civis investidos do poder de celebrar casamentos - que se recusem a oficializar a união entre homossexuais como parte do seu "dever de fiéis", e frisa: "Não é facultativo. Todos os cristãos devem estar dispostos a pagar o preço mais elevado, inclusive a perda do emprego".

Alfonso López Trujillo lamenta ainda que não se tenha perguntado às famílias espanholas o que pensam do assunto e reiterou que "a família é um dom recíproco entre homem em mulher".

As uniões de facto são classificadas pelo religioso como "uma moeda falsa" que foi posta em circulação para mudar a definição de matrimónio, e o cardeal insurge-se ainda contra o facto de "agora", "qualquer modelo de união pode chegar a ser uma família, como se fosse um clube".

Para além de Espanha, a Holanda e a Bélgica também reconhecem o casamento entre homossexuais.

Publicado no Público.

Objectivo

  • O objectivo deste blog é recolher toda a informação relativa ao casamento entre pessoas do mesmo sexo que vá sendo publicada nos principais meios de comunicação portugueses. E a informação publicada no estrangeiro sobre Portugal. Além de textos informativos também serão recolhidos textos de opinião positiva ao casamento homossexual. Este blog não tem qualquer finalidade comercial, no entanto se alguma entidade se sentir lesada ou não permitir a utilização de algum conteúdo constante neste sítio comunique-nos, por favor, através do nosso e-mail, que também deve ser usado para nos enviar qualquer sugestão, dúvida ou comentário. Obrigado.
Powered by Blogger
and Blogger Templates