« Home | Devem os homossexuais ter direito a casar e adopta... » | Paulo Portas rejeita casamentos homossexuais » | Sócrates não vai propor casamento entre homossexua... » | PSD contra casamentos gay » | Manuel Monteiro desafia PS, PP e BE a pronunciar-s... » | Santana está a recorrer a «pretextos discriminatór... » | JS quer legalizar drogas leves e lançar debate sob... » | Exército do Canadá autoriza homossexuais a casarem... » | Anúncio da ILGA começa a passar na TV » | Casamentos 'gay' ficam na gaveta » 

terça-feira, fevereiro 01, 2005 

«Defesa de valores de direita ou pura chicana política?»

Por Raquel Gomes Freire

Associações de defesa dos direitos dos homossexuais desconfiam do timing de Santana Lopes para falar de casamentos entre Gays

A legalização dos casamentos homossexuais tem sido tratada de forma leviana pelos partidos políticos, na opinião das associações de defesa dos direitos dos gays, que desconfiam da verdadeira razão que levou Santana Lopes a trazer a público o tema, no decorrer de um comício em Famalicão. Para além da forma convicta com que se opôs aos mesmos, o actual primeiro-ministro exigiu ainda que os restantes cabeças-de-lista se pronunciassem sobre esta matéria.

O porquê do timing do cabeça-de- -lista do PSD para abordar esta matéria não se sabe ao certo, uma vez que «nenhum partido, para além do Bloco de Esquerda, contempla esta proposta nos seus programas eleitorais», disse António Serzedelo, da Opus Gay, em declarações a A Capital, aventando que provavelmente, mais do que a defesa dos valores de direita, Santana Lopes queira «imitar Bush e fazer uma campanha fracturante» ou, de um ponto de vista mais estratégico, «porque pretende “roubar” alguns votos ao CDS nestas áreas».

Apesar de ter garantido no mesmo comício que não iria fazer «aproveitamento ou chicana política com a questão do casamento entre homossexuais», a verdade é que Santana deixou passar exactamente o contrário: também ele começa a entrar na lógica «de uma campanha de eventos e episódios e não uma campanha de temas de fundo», acusa Serzedelo.

Em resposta ao cabeça-de-lista do PSD, José Sócrates disse na altura que este «devia estudar um pouco melhor os programas dos outros partidos», acrescentando que o partido socialista não propunha a adopção de crianças nem o casamento entre casais homossexuais, uma posição que, no entender de Fabíola Cardoso, do Clube Safo, «é lamentável»...(Continua na edição impressa)

Publicado no A Capital.

Objectivo

  • O objectivo deste blog é recolher toda a informação relativa ao casamento entre pessoas do mesmo sexo que vá sendo publicada nos principais meios de comunicação portugueses. E a informação publicada no estrangeiro sobre Portugal. Além de textos informativos também serão recolhidos textos de opinião positiva ao casamento homossexual. Este blog não tem qualquer finalidade comercial, no entanto se alguma entidade se sentir lesada ou não permitir a utilização de algum conteúdo constante neste sítio comunique-nos, por favor, através do nosso e-mail, que também deve ser usado para nos enviar qualquer sugestão, dúvida ou comentário. Obrigado.
Powered by Blogger
and Blogger Templates