« Home | Participação de gays em programas infantis » | Bush "derrotado" pelo Senado » | Papa contra uniões "gay" em Espanha » | Marcha do Orgulho Gay contra a discriminação » | Primeiro casamento gay indigna Governo francês » | Governo adverte os bispos » | Casamentos "gay" legais a partir de hoje em Massac... » | Alanis Morissette canta em Aveiro » | Americanos são contra casamentos de homossexuais » | Reclusos devem ter mais Sexo » 

sexta-feira, julho 23, 2004 

Dois terços dos espanhóis pelas uniões homossexuais

» sondagem Apoio massivo à lei do governo de Zapatero

Perto de dois terços dos espanhóis mostram-se favoráveis à legalização dos casamentos homossexuais prevista na lei preparada pelo governo de José Luís Zapatero.

De acordo com a sondagem do Centro de Inquéritos Sociológicos (CIS) ontem publicada, 66,2% das pessoas manifestaram-se a favor das uniões entre cidadãos do mesmo sexo, e 48,2% defendem mesmo que os casais homossexuais possam adoptar crianças (44,6% são contra). Por seu lado, 42,9% disseram ser "muito tolerantes" perante a homossexualidade. Uma opinião que não pode, contudo, ser tida como representativa da da população espanhola, dado que a amostra de entrevistados foi escolhida ao acaso.

O primeiro ministro socialista, eleito em Março passado, elegeu a questão do casamento homossexual como uma das questões sociais prioritárias do seu governo, apesar da forte oposição da Igreja Católica espanhola, que representa 95% da população do país.

Sinal de liberalização da opinião: apenas 11,6 % das 2479 pessoas inquiridas disseram estar total ou parcialmente contra a lei. No entanto, algumas atitudes mais conservadoras ainda persistem, num país onde a homossexualidade foi banida durante a ditadura do general Francisco Franco (1939 a1975).

Mais de um quinto dos inquiridos pelo CIS defendem a homossexualidade como algo de anti-natural, e 4% dizem mesmo que deveria ser punida. Cerca de um terço classificaria de problema sério ter um filho ou uma filha homossexual.

Recorde-se que Zapatero foi alvo de uma severa lição de moral do papa João Paulo II, quando visitou o Vaticano, em Junho. Na altura, os bispos da Santa Sé criticaram a futura lei, considerando-a "perigosa" em termos "antropológicos, sociais e legais".

Publicado no Jornal de Notícias.

Objectivo

  • O objectivo deste blog é recolher toda a informação relativa ao casamento entre pessoas do mesmo sexo que vá sendo publicada nos principais meios de comunicação portugueses. E a informação publicada no estrangeiro sobre Portugal. Além de textos informativos também serão recolhidos textos de opinião positiva ao casamento homossexual. Este blog não tem qualquer finalidade comercial, no entanto se alguma entidade se sentir lesada ou não permitir a utilização de algum conteúdo constante neste sítio comunique-nos, por favor, através do nosso e-mail, que também deve ser usado para nos enviar qualquer sugestão, dúvida ou comentário. Obrigado.
Powered by Blogger
and Blogger Templates