« Home | Papa contra uniões "gay" em Espanha » | Marcha do Orgulho Gay contra a discriminação » | Primeiro casamento gay indigna Governo francês » | Governo adverte os bispos » | Casamentos "gay" legais a partir de hoje em Massac... » | Alanis Morissette canta em Aveiro » | Americanos são contra casamentos de homossexuais » | Reclusos devem ter mais Sexo » | As Declarações de Luís Villas-Boas » | Sondagem: Portugueses contra adopção por homossexu... » 

quinta-feira, julho 15, 2004 

Bush "derrotado" pelo Senado

Por Marisa Caetano Antunes

Chumbada proposta de emenda constitucional que proíbe o casamento entre pessoas do mesmo sexo



O Senado dos Estados Unidos rejeitou a proposta dos republicanos de uma emenda constitucional que proíbe o casamento tradicional entre pessoas do mesmo sexo. Os democratas acusam Bush de apresentar a proposta na tentativa de angariar mais votos. O Presidente dos EUA garante que tudo fará para defender o casamento tradicional.

Para que a proposta dos republicanos fosse aprovada era necessário o sim de 60 senadores, o que não aconteceu. Mesmo assim, o resultado não foi muito expressivo: 50 votos a favor e apenas 48 contra.

George W. Bush quer assegurar-se que o casamento tradicional é defendido na Constituição, daí a necessidade de uma emenda específica que proíba o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Após a decisão do Senado - de vetar a proposta - o Presidente dos EUA emitiu um comunicado dizendo estar desapontado com o resultado da votação. No entanto, entende que se trata apenas de um bloqueio temporário.

"Juízes activistas e responsáveis locais de algumas regiões do país não poupam esforços para redifinir o casamento em toda a América e nem os defensores do casamento tradicional vão baixar os braços", disse George W. Bush.

O obstáculo regulamentar à emenda da Constituição dos Estados Unidos foi imposto pela oposição democrata, que acusa a maioria republicana de apresentar a proposta apenas para animar a ala conservadora tendo em vista as eleições presidenciais e parlamentares de 2 de Novembro.

O candidato democrata à Casa Branca, John Kerry, também é contra o casamento gay, mas sublinha que "não se brinca com a Constituição dos Estados Unidos com fins eleitoralistas ao propor emendar Direitos quando isso não é necessário".

Os republicanos dizem que foram forçados a agir depois do Supremo Tribunal de Massachusetts ter determinado que os casais homossexuais poderiam casar legalmente e na cidade de São Francisco começaram a ser emitidos certificados de casamento a casais gay.

Notícia SIC.

Objectivo

  • O objectivo deste blog é recolher toda a informação relativa ao casamento entre pessoas do mesmo sexo que vá sendo publicada nos principais meios de comunicação portugueses. E a informação publicada no estrangeiro sobre Portugal. Além de textos informativos também serão recolhidos textos de opinião positiva ao casamento homossexual. Este blog não tem qualquer finalidade comercial, no entanto se alguma entidade se sentir lesada ou não permitir a utilização de algum conteúdo constante neste sítio comunique-nos, por favor, através do nosso e-mail, que também deve ser usado para nos enviar qualquer sugestão, dúvida ou comentário. Obrigado.
Powered by Blogger
and Blogger Templates