« Home | Papa critica Holanda por autorizar casamentos homo... » | Gays, 'Visíveis de Facto' » | JS explica a Guterres uniões de facto » | Sérgio não desarma » 

terça-feira, dezembro 19, 2000 

Holanda: Casamento homossexual legalizado pelo Senado

A legalização definitiva do casamento homossexual e da adopção de crianças por dois pais do mesmo sexo foi hoje aprovada pela maioria dos senadores holandeses.

A maioria dos senadores holandeses aprovou hoje a legalização definitiva do casamento homossexual e da adopção de crianças por dois pais do mesmo sexo.

Com esta medida, a Holanda torna-se assim no Estado mais avançado do mundo em matéria de direitos dos homossexuais. A lei que prevê o direito ao casamento civil de casais homossexuais foi adoptada por uma maioria de 49 senadores contra 26.

A proposta relativa à adopção por duas pessoas do mesmo sexo obteve 47 votos a favor e 28 contra. Estes dois textos haviam sido aprovados pelos deputados a 12 de Setembro último. Segundo o Ministério da Justiça holandês, as novas leis entrarão em vigor em Março ou Abril próximo.

A partir dessa data, os casais homossexuais poderão casar-se pelo registo civil, exactamente como os casais heterossexuais, pela primeira vez, a nível mundial.

Até agora, apenas é reconhecida por alguns países uma parceria, como é o caso da Suécia, Dinamarca, França e Hungria.

Os representantes municipais que se opuserem ao casamento homossexual poderão, todavia, recusar-se a celebrar este tipo de união nas suas localidades.

A nova lei sobre a adopção permite aos casais do mesmo sexo adoptarem uma criança. Esta deverá, no entanto, ter a nacionalidade holandesa, para não surgirem problemas jurídicos irresolúveis com países cuja legislação seja menos favorável.

Notícia TSF.

Objectivo

  • O objectivo deste blog é recolher toda a informação relativa ao casamento entre pessoas do mesmo sexo que vá sendo publicada nos principais meios de comunicação portugueses. E a informação publicada no estrangeiro sobre Portugal. Além de textos informativos também serão recolhidos textos de opinião positiva ao casamento homossexual. Este blog não tem qualquer finalidade comercial, no entanto se alguma entidade se sentir lesada ou não permitir a utilização de algum conteúdo constante neste sítio comunique-nos, por favor, através do nosso e-mail, que também deve ser usado para nos enviar qualquer sugestão, dúvida ou comentário. Obrigado.
Powered by Blogger
and Blogger Templates